Sachê para gatos: é bom ou ruim?

cat, cat tongue, cat's eyes

Tutor de gato, responde uma coisa: seu gatinho é louco por sachê? Na imensa maioria das vezes, a resposta para essa pergunta é sim. Os gatinhos amam sachê e ficam enlouquecidos só de ouvirem o barulhinho do pacote. Mas, será que o sachê faz bem para a saúde dos nossos felinos? Leia o texto para saber!

cat, food, feed

Para entender mais sobre esse assunto, é preciso saber que o gato é um animal que teve origem no deserto. Como no deserto se tem pouca disponibilidade de água, o organismo do gato se adaptou para que ele conseguisse viver mesmo bebendo pouca água.

Por que entender isso é tão importante? Os rins dos felinos também passaram por esse processo de adaptação, e se “acostumaram” a eliminar o máximo de toxinas, e o mínimo de líquido. Liberando poucos líquidos, a formação de cálculos se torna mais fácil. Esses cálculos, comumente chamados de pedras, podem ficar nos rins ou na bexiga.

Para prevenir qualquer problema renal, é necessário incentivar a ingestão de água do gatinho, e é aí que o sachê entra como um importante aliado. O sachê, ou comida úmida, funciona como uma segunda fonte de água para os gatinhos. Então a resposta é: o sachê é MUITO BOM para os gatinhos!

cat, getiegert, tiger

Qual é o melhor sachê?

Isso depende muito da alimentação do gatinho. Se o gato recebe ração seca de ótima qualidade, é possível oferecer qualquer sachê para ele. Pode ser o mais baratinho que tiver no mercado, pois do sachê, só queremos a água que ele oferece.

Porém, se por algum motivo o gato consome apenas sachê, é imprescindível optar por marcas que ofereçam linhas Super Premium de sachê também.

Meu gato não gosta do sachê, e agora?

Vamos lá: ele realmente não gosta do sachê ou ele só bebe a água e deixa os pedacinhos que vem no sachê? Se ele só bebe a água e deixa as carninhas, ótimo! O sachê já está cumprindo a função dele, que é aumentar a oferta de água.

 Eu inclusive indico para todos os meus clientes (e faço em casa também), que adicione ainda mais água no sachê, assim o gatinho bebe mais e o sachê também rende mais.

Agora se seu gato realmente não come as carnes e nem lambe a água do sachê, a minha sugestão é testar várias marcas e sabores, para ver se tem alguma que ele gosta. Tenha paciência e faça uma pesquisa mesmo, de um jeito profissional mesmo! 

Anote todas as marcas que você testou, todos os sabores e faça um relatório, anotando quais seu gatinho mais gostou. Essa também pode ser uma estratégia interessante para aqueles gatinhos que só bebem a água e deixam os pedacinhos. Talvez nessa pesquisa você encontre alguma textura que seu gatinho goste.

kitten, white, cat

O sachê tem algum malefício?

Se você chegou até essa página, provavelmente deve ter ouvido alguém falando que o sachê é ruim porque tem muito sódio. Isso não é verdade. Todas as rações, secas ou úmidas, passam por um processo rigoroso de controle de qualidade, e existe um limite de sódio que pode ser colocado nas fórmulas.

O sódio na verdade ajuda na ingestão de água, porque ele causa sede nos animais, incentivando a ingestão de água. Lógico que tudo em excesso é ruim, por isso existem as regulamentações para controlar.

Porém, o sachê possui uma desvantagem, que é sujar mais os dentes dos bichanos. Com isso, ele pode favorecer o aparecimento de placas bacterianas e tártaro dentário. Para que isso não aconteça, você deve manter a higiene bucal do seu gatinho.

Para isso, você vai precisar escovar os dentes do seu gato. SIM, os animais também precisam escovar os dentes, de preferência diariamente, ou no mínimo 3 vezes por semana.

Outro cuidado que você deve ter é o de não misturar o sachê na ração seca. Isso porque a ração seca também foi projetada para ajudar na limpeza dos dentes. Se você misturar, a ração seca irá amolecer e perder a capacidade de fazer atrito entre os dentes. Além disso, alguns gatinhos ficam mal acostumados e param de comer a ração seca pura.

Quanto de sachê devo oferecer por dia?

Se seu animalzinho come ração seca e o sachê é somente para ajudar na ingestão hídrica, um sachê por dia é o suficiente (lembre-se de misturar mais água).

Caso a alimentação seja exclusivamente com sachê, é necessário passar por consulta com um Médico Veterinário, para que ele possa calcular a quantidade de calorias adequadas para cada gato, e somente assim, é possível indicar a quantidade exata de sachês que deverão ser oferecidas por dia.

cat, cat tongue, cat's eyes

Agora que você já sabe tudo sobre a importância do sachê para gatos, que tal oferecer um agora mesmo pro seu gatinho? Garanto que ele vai amar receber esse mimo.

Ficou com alguma dúvida? Coloca aqui nos comentários que será um prazer te responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *